Numa abordagem mais física, a sinalização celular se faz necessária em virtude da célula ser um exemplo de SISTEMA DE FRONTEIRA. Um Sistema de Fronteira é um contexto, um espaço, um "locus" estabelecido por um recipiente (qualquer envólucro) que define, ao mesmo tempo, interior e exterior. Leia mais sobre este conceito em Sistemas Estáticos e Sistemas Dinâmicos.
A abordagem desta forma, ou seja, pela Teoria dos Sistemas, não é muito comum para os estudantes de Ciências Biológicas, mas com a crescente aplicação das técnicas computacionais na tabulação e análise de resultados de experimentos para construção de modelos informatizados neste campo, ela se torna necessária e obrigatória.
A biosinalização se define como "a habilidade da célula em receber SINAIS externos e agir em sua resposta dentro do terreno citoplasmático" (interpretação de Lehninger [Principles of Biochemistry, 4th edition]).
Tipos de sinais celulares
O fato de receber sinais externos revela a possibilidade de interação da célula com outras células. Nos organismos pluricelulares, portanto, existe uma troca de sinais entre elas. Sendo pluricelulares, os animais possuem células que trocam informações sobre:
- Concentrações de íons;
- Glucose nos fluidos extracelulares;
ou recebem sinais por intermédio de:
- Antígenos (o sistema imunológico trabalha com uma infinidade de sinais, dada à farta variedade de antígenos que podem existir na natureza);
- Hormônios;
- Luz;
- Neurotransmissores;
- Nutrientes;
- Odores;
- Proteínas diversas;
Internamente
No contexto interno deste nosso Sistema de Fronteira conhecido como célula, os eventos metabólicos são regulados pelas respostas de controle de enzimas por metabólitos no caminho destes eventos ou pelas modificações em ligações covalentes das enzimas.
Em resumo, a sinalização ocorre em dois aspectos, quando se refere ao Sistema Celular, um perfeito Sistema de Fronteira:
- De fora das fronteiras para o interior;
- De um metabólito para enzimas e de enzimas para outros metabólitos no interior da fronteira.
Sinalização a partir do exterior - Receptores
Os sinais externos, para serem percebidos pela célula, exigem a presença de dispositivos: os receptores. Mais uma vez ressaltamos a necessidade da abordagem pela Teoria dos Sistemas. Receptores químicos devem ser encarados como dispositivos que são, da mesma forma que reconhecemos dispositivos eletrônicos ou mecânicos. Eles ora se comportam como "portões", ora como chaves, ora como pinças, ora como chave e fechadura.
Os sinais que chegam a estes receptores já foram enumerados no item "Tipos de sinais".
No próximo post vamos enumerar os tipos de receptores.
_______________________________________________________
Recomendamos a leitura do Capítulo 12 do livro de Lehninger, citado.
Metabólito: Produto da transformação de uma molécula, macromolécula ou substância em outra.