Em poucas palavras, cada um de nossos tipos de tecidos possui defensores primários chamados MACRÓFAGOS. Eles apenas tentam "cobrir" os agentes invasores, antes que o Sistema Imunológico reconheça com precisão o PADRÃO do invasor.
Como não existe um número suficiente de macrófagos nas regiões locais dos tecidos, estes macrófagos também iniciam uma reação para chamar REFORÇOS. É o mesmo mecanismo utilizado pelas firmas de segurança. Eles tentam conter os desordeiros. Se não conseguirem, chamam outros seguranças ou até a Polícia em casos mais graves. Desta forma, os REFORÇOS são convocados através de mensagens pelo Sistema Circulatório.
Os LEUCÓCITOS são os únicos fatores sanguíneos suficientemente preparados para se mover através dos tecidos corporais e chegar até o local invadido pelos agente patógenos.
O fato de os tecidos não terem um número suficiente de defesas contra grandes invasões é semelhante à segurança de nossas ruas. Não compensa manter sempre uma grande mobilização militar esperando uma invasão oriunda de um outro estado ou país. É o princípio da economia, do contrário o corpo humano teria que dispender enormes quantidades de energia apenas para se manter vivo e vigilante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário